O que é MIDI?
MIDI (Musical Instrument Digital Interface), ou Interface Digital para Instrumentos Musicais, é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos (teclados, guitarras, sintetizadores, sequenciadores, computadores, samplers etc), possibilitando que uma composição musical seja executada, transmitida ou manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão. Tecnicamente, MIDI é um protocolo, entretanto, o termo geralmente é utilizado também para se referir aos diversos componentes do sistema, como adaptadores, conectores, arquivos, cabos etc.
Diferentemente de outros formatos (como o formato WAV e MP3), um arquivo MIDI não contém o áudio propriamente dito, e sim as instruções para produzí-lo, ou seja, é basicamente uma partitura digitalizada. Essas instruções definem os instrumentos, notas, timbres, ritmos, efeitos e outras características que serão utilizadas por um sintetizador para a geração dos eventos musicais.
Na década de 80, muitos estudiosos enxergavam cada vez mais além dos avanços da computação e a interação com a produção música eletrônica, até então produzida e manipulada por meio de recursos analógicos. Assim como vimos em A Era Digital da Música Eletrônica, a sintetização sonora estava cada vez mais presente nos estudos de muitos engenheiros da computação, e o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a criação de música eletrônica através de computadores crescia com o passar dos anos. Em 1983 surgiu, então, a tecnologia que revolucionaria o universo da música eletrônica: A tecnologia MIDI.
A combinação entre a MIDI e os avanços dos computadores revolucionou a maneira como as pessoas faziam música. Qualquer músico, interessado em fazer arquivos formato MIDI, poderá montar seu próprio estúdio em casa, apenas com um computador, um teclado e um software de produção musical.
Beatriz Kauffmann's Web Site
Santos, SP - Brasil
©2000 -
Contato
|